top of page
  • babydreamsblog

A influência das cores no ambiente da criança


(Brinquedoteca/Arquitetas Bianca Decker e Nanda Bagatin/IV Casa Baby Dreams)

Você sabia que a cor que você escolhe para pintar o quarto do seu pequeno afeta diretamente as suas emoções e influencia o seu comportamento? Pois é. Não se trata somente da questão estética ou de preferência pessoal. De acordo com a arquiteta Ana Cristina Avila, é cientificamente comprovado que cada cor tem uma ação específica sobre o psicológico. Sua escolha deve ser pensada com cautela e com base na personalidade da criança, podendo surtir efeitos positivos na relação dela com o ambiente e com as pessoas.

Dessa forma, a cor pode ser uma aliada para ajudar os filhos a interagirem de maneira saudável com o seu meio, se alinhada com a sua necessidade particular. A física explica: isso acontece porque cada cor emana uma energia única, um comprimento preciso de ondas eletromagnéticas. Em palavras mais simples, toda cor tem a sua própria vibração. Estudos como “A Psicologia das Cores” e “A Espiritualidade das Cores” foram desenvolvidos partindo desse princípio. Para conhecer a influência das cores mais de perto, uma boa leitura recomendada pela arquiteta Ana Cristina, é a obra “A Casa de Todos os Tempos”, da autora Elisabeth Wey.

Saiba um pouco sobre a atuação individual de cada cor na vida do seu filho:

Amarelo Ligado à alegria e à espiritualidade, o amarelo representa felicidade e leveza no ambiente da criança. Por associar-se à luz, traz uma sensação de proteção e cuidado. É uma cor efusiva e confortável.

Vermelho É a primeira cor vista pelos bebês no momento do nascimento, e por isso, é de grande importância para o seu desenvolvimento. Simboliza o amor, desperta curiosidade e atenção. Em grande escala, pode trazer certa inquietação e agressividade; por isso, é importante dosar o vermelho com sutileza.

Azul Azul é sinônimo de frescor e relaxamento. Assim como o amarelo, remete à espiritualidade, por trazer à lembrança o manto de Nossa Senhora ou o vestido de Iemanjá. É positivo se usado com cautela, pois em excesso pode gerar um sentimento de tristeza.

Verde É a cor da natureza, das árvores, das florestas. Além disso, está ligada à saúde, que é mutuamente conectada com o psicológico. Então, além de trazer relaxamento, é uma cor poderosa para estimular a boa saúde do seu filho.

Rosa Representando o amor incondicional, o aconchego e o conforto, em tons claros pode trazer para a criança a percepção de ser amada e de estar em lugar seguro.

Roxo O roxo reflete a transmutação, o estímulo de transformar. Pode contribuir para a atenção e trabalhar a mudança de percepção de mundo dos pequenos.

Laranja Atrai a criatividade, estimula a sabedoria e melhora o pensamento crítico. Assim como o vermelho, por ser uma cor de forte intensidade, precisa ser medida cautelosamente. O ideal é evitar excessos, mas introduzir o laranja em toques estratégicos para aprimorar o desenvolvimento da criança.

(Quarto Gêmeas/Arquiteta Érica Fukunishi/IV Casa Baby Dreams)

É importante ressaltar que o sucesso da cor não provém somente da escolha da matiz, mas sim do senso crítico para avaliar o objetivo a ser alcançado de acordo com a individualidade da criança, considerando a harmonia das cores e a sua luminosidade. Na Baby Dreams House, os quartos são pensados por arquitetos que respeitam essa ciência e planejam com amor. Apareça para conhecer os ambientes e escolher aquele perfeito para o seu pequeno.

Agora que você sabe qual é a importância da seleção das cores para que o cantinho do seu pequeno seja aconchegante e estimulante, pense com carinho na hora de decidi-la. Boas pinturas! __________________________________________________________________________________

Arquiteta Ana Cristina Avila Instagram: @avilaarquitetura Site: www.avila.arq.br Telefone: (41)3342-0053

83 visualizações0 comentário
bottom of page